Publicidade

terça-feira, 26 de abril de 2011 NFL - Futebol Americano | 14:55

DECISÃO JUDICIAL PARA ACABAR COM O LOCKOUT DA NFL É APENAS O PRIMEIRO PASSO

Compartilhe: Twitter

Susan Richard Nelson, Juíza do Distrito de Minnesota, EUA

Tem muita gente comemorando o fim do lockout da NFL como se isso garantisse que a temporada de 2011 acontecesse.  Esse não é necessariamente o caso.  Ontem, a juíza Susan Nelson….emitiu um mandado para acabar imediatamente com o lockout.  Fazia quase um mês e meio que a NFL estava paralisada.  Jogadores não tinham permissão de treinar nos Centro de Treinamentos dos clubes, Times não podiam negociar novos contratos com seus atletas ou free agents.  Enfim, as operações da NFL estavam brecadas.  Jogadores e donos tiveram muito tempo pra negociar e não conseguiram chegar a um novo acordo trabalhista.  Por isso, o caso foi para o tribunal com os jogadores processando os donos e alegando que os proprietários estariam se juntando pra acabar com a competição no mercado, prejudicando os atletas econômicamente.  Isso seria ilegal diante das leis “anti-trust” dos Estados Unidos.  Os atletas queriam um mandado pra acabar com o lockout e ele veio, mas esse é apenas um primeiro passo.

Primeiro que a NFL vai entrar com um recurso de apelação pra tentar reverter a decisão da juíza.  Pode ter certeza que durante esse processo todo, pouca coisa vai acontecer.  A NFL quer tudo brecado até o fim do apelo.  Hoje alguns atletas tentaram entrar nos CTs de seus respectivos times e as portas não estavam trancadas.  A entrada foi permitida mas eles não puderam usar os equipamentos.  O que adianta, né?  O fato é que mesmo com o fim do lockout ainda não temos um novo acordo trabalhista.  Qual é o teto salarial??  Quais são dos direitos dos free agents? O que acontece se um jogador se machuca durante um treinamento no CT?  Quem é responsável?  Ninguém sabe!  É complicado continuar com as operações normais da liga sem um novo acordo trabalhista.  A NFL está esperando pra agir só depois do resultado de seu apelo.  Mesmo assim, o mandado foi dado e sobe a lei as operações deveriam continuar normalmente.  A NFLPA (Associação dos Jogadores) fala que a NFL está quebrando a lei e ignorando a decisão do tribunal.  Que caos!

O que o apelo vai definir?  Se ele for negado, as operações normais da liga serão retomadas imediatamente.  A NFL terá que formatar algumas regras referentes a movimentação dos atletas, etc., já que não há nenhum acordo trabalhista.  Isso garantiria que teríamos a temporada de 2011!  Se o recurso for aprovado, o lockout volta e continuaremos nesse impasse até os donos e jogadores chegarem num novo acordo trabalhista, algo que está parecendo cada vez mais improvável.

Vamos torcer para o fim do lockout!

Autor: Tags: ,

11 comentários | Comentar

  1. 31 Luciano 16/08/2011 1:36

    È isso ai galera, Toda essa discursão de começar ou não a NFL! Só sei que os donos desses times são um bando de corruptos e ganciosos, que não estão vendo nem o lado dos jogadores (que arriscam sua saúde fisica) nem o lado do torcedor que pagam seus ingresos e disponibilisa seu tempo de lazer para ver e assistir a uma partida.

  2. 30 Andréa 02/05/2011 21:52

    No direito do trabalho brasileiro também utilizamos a palavra lockout para designar a paralização dos EMPREGADORES, e não dos empregados. Aqui é proibido por lei. Lá não sei, mas tb deve ser ilegal, haja vista a lei anti-trust mencionada pelo Paulo. Os clubes não podem usar o poder econômico para prejudicar tanta gente. Não acredito que isso vá longe, é muito dinheiro envolvido.

  3. 29 eduardo 01/05/2011 0:34

    na sua opnião , sera que tem jeito de NFL voltar ou vai ter que ser criada uma liga para proximo ano? tem United Football League tem eh formada por ex jogadores da NFL eh por alguns bos jovens que nao foram pra NFL .

    supondo que numa hipotese nao entre uma acordo , vai ter como a NFL voltar( se os caras nao entram em acordo agora , como vou entrar em futuro proximo)? se não tendo essa liga disponivel , pode acontece de alguns clubes mudem para essa liga alternativa? ou que sejam criados novos clubes com novos propietario( quem sabe se nao criam um novo Houston Oilers) para essa UFL?

    e a NBA se acontecer tb , sere que eh 2012?rsrsrsrsrsr

    vai ser pior pro basket norte americano ja que eles nao tem liga alternativa ao contrario do futebol americano

  4. 28 roberto 27/04/2011 15:09

    paulo e o super cheerleader bowl

  5. 27 Antonio de Pádua 27/04/2011 12:02

    Paulo, só uma dica jurídica… o recurso é provido e não aprovado… abraço..

  6. 26 Felipe Mattos 27/04/2011 10:47

    Bom pelo menos os jogadores podem treinar, mas sem os equipamentos fica complicado.
    Tomara que no fim de tudo certo e que a NFL aconteça.

  7. 25 william 27/04/2011 3:55

    por isso a justiça trabalhista do brasil é a melhormdo mundo, patrao explorador se lasca aqui.

  8. 24 DIEGO 26/04/2011 17:54

    Ta dificil essa temporada de 2011, mais eu ainda acredito.
    Paulo porque não há teto salarial na MLB?

  9. 23 Guilherme Larroyd 26/04/2011 15:40

    Bom texto Paulo! Só uma dica, appeal fica melhor traduzido como recurso, juridicamente falando. Abração!

  10. 22 Douglas 26/04/2011 15:03

    Paulo, penso da mesma forma que você como amante da bola oval, porém é quase uma certeza que os donos de equipes terão sucesso em seu apelo fazendo com que a temporada fique cada vez mais distante. INFELIZMENTE.

  11. 21 Leonardo Fontes 26/04/2011 15:00

    Só uma pergunta. O que é o tal de lockout??????

    • pauloantunes 26/04/2011 16:00

      Leonardo,

      Faz quase um mês e meio que a liga está parada. Donos e jogadores não conseguem chegar a um novo acordo trabalhista. Os jogadores querem jogar com as condições do antigo acordo, mas os donos querem reforma. Por isso, os donos decidiram “trancar as portas” até que eles cheguem a um novo acordo. Jogadores não são permitidos a trabalhar e receber. Esse é o lockout.

  1. ver todos os comentários

Os comentários do texto estão encerrados.