Publicidade

quarta-feira, 23 de março de 2011 NFL - Futebol Americano | 20:41

NFL PECA AO MUDAR REGRA DO KICKOFF

Compartilhe: Twitter

Parabéns NFL! Você está tentando estragar o esporte mais popular dos Estados Unidos.   Daqui a pouco você vai conseguir.  É impressionante, viu?  Pra você que acompanha as transmissões do futebol americano e beisebol na ESPN, você já sabe que eu não sou dos comentaristas mais “políticos” do planeta.  Quando alguma coisa me irrita eu falo e não escondo muita coisa quando algo me empolga.  Ontem, pela milésima vez nos últimos anos, a NFL decidiu rever algumas regras pra proteger seus jogadores.

Primeiro preciso deixar algo bem claro. Eu acho muito legal priorizar a saúde dos atletas.  Vemos ex-jogadores morrendo e outros nunca se recuperando de contusões sofridas durante a carreira.  Eu acho que cabe a NFL prestar muita atenção a isso.  Eu só acho que o jogo não pode ser comprometido e é isso que está começando a acontecer.

Ontem a liga decidiu que retornar chutes é muito perigoso.  Por isso, o kickoff será realizado da linha de 35 jardas invés da linha de 30 (como era originalmente até a temporada de 1993).  A mudança reduzirá o número de retornos pois grande parte dos chutes acabará na End Zone.  Isso vai ajudar neutralizar grandes retornadores como Devin Hester e Joshua Cribbs (que ficou transtornado na sua pagina no twitter).  A mudança deve reduzir o número de pontos também.  Com um grande número de touchbacks previsto, times terão de caminhar 80 jardas pra anotar touchdowns.  É desanimador.  Com uma tacada só, a liga diminuiu o numero de jogadas emocionantes e touchdowns, duas coisas que o torcedor mais gosta.  Ah…esqueci.  Tem outra coisa que o torcedor gosta: colisões.  A liga fez a mudança, pois acontecem grandes pauladas nos kickoffs.  Os atletas estão em alta velocidade, e muitas vezes as trombadas são violentas.  Infelizmente (ou felizmente dependendo do ponto de vista), o jogo é esse.  É por isso que ele cresce no mundo inteiro e tem sua popularidade.   Todos esses ingredientes fazem parte da emoção do jogo.  Não podemos começar a eliminar elementos importantes do esporte pra proteger os atletas.

O que precisamos fazer é melhorar o equipamento.  Pow, faz quase 50 anos que mandamos um homem pra lua, será que não conseguimos criar um capacete “anti-concussão”? Eu sei que tem alguns capacetes no mercado que já são diferenciados e protegem mais.  Mesmo assim, não são perfeitos.  Desculpa, mas eu acho que a tecnologia deveria estar bem mais avançada quando o assunto é equipamento.  Se a NFL está tão preocupada com segurança, ela deveria investir nisso.  Os melhores e mais avançados capacetes que hoje estão disponíveis no mercado, deveriam ser obrigatórios na liga.  Muitos jogadores não usam-nos pois acham os modelos grandes e feios.  Brincadeira né?!  Se eu fosse o comissário da liga, Roger Goodell, eu faria o uso obrigatório.  E aí que pareceria um monte de “bobble head dolls”dando cabeçadas?  Pelo menos o esporte seria mais seguro!  O que eu estou tentando falar é que precisamos explorar todas as possibilidades antes de mudarmos o jogo.  A NFL não está fazendo isso.

É curioso.  Depois da temporada de 1993 a NFL decidiu mudar o kickoff da linha de 35 para a de 30.  O motivo: a NFL queria dinamizar o jogo com mais retornos.  No ano passado,  A NFL teve 23 kickoffs retornados para touchdown, segundo maior número da história da liga (25 em 2007).  Eu ficaria surpreso se a NFL tivesse mais do que 16 esse ano.  Uma pena pra quem gosta de grandes jogadas.  Uma pena para o torcedor.

O que acham?  Tem alguém que gostou da mudança?

Autor: Tags:

17 comentários | Comentar

  1. -3 Rogi Cezarino VVT #77 23/04/2011 19:44

    sinceramente como você disse paulo, tem que se investir em novos equipamentos, acredito eu que se consegue produzir capacetes de corrida capazes de impedir que um tiro chegue ao cranio, porque nao se basear nessas tecnologias e importa-las para o FA ???
    Seria muito bom para todos, e pra mim Kicker off tinha q ser na linha de 25…. melhor momento do jogo é isso

  2. -4 lucas 02/04/2011 22:27

    mais importante que isso é?…
    será que vai ter temporada?

  3. -5 João Paulo Jakobi 01/04/2011 23:49

    Acho ridícula a mudança, pois afinal o jogo é esse.
    Mas sou contra forçar o jogador a vestir um equipamento melhor, porque pra mim o jogador está se pondo em risco conscientemente.
    Mas outra coisa sobre tecnologia dos equipamentos: não é tão fácil quanto parece. Na Lua não havia colisões dessa natureza. Creio que pode sim melhorar e muito, mas não há nada que proteja o pescoço de dobrar quando se leva uma daquelas! O que acontece é a diminuição dos efeitos, mas uma anulação 100% jamais dará certo.
    E o jogador também decidiu estar em campo, se arriscando e dando seu melhor.

    Obrigado!

  4. -6 Matheus Forattini 29/03/2011 17:04

    É parece que tem alguém querendo acabar com o esporte mais popular da terra do Tio Sam.
    É apenas mais uma da NFL Paulo, é impressionante. Protegendo demais os QB’s fazendo essas mudanças ridiculas de arbitro(na temporada passada) e essa agora de Kickoff’s. Completamente desnecessário.

  5. -7 Klaus Fiedler 29/03/2011 15:41

    Ridículo! Péssima mudança. O Paulo está absolutamente correto. Invistam em capacetes super seguros, mas não estraguem o jogo.

    Para alterar um pouco isso, os Kicker deveriam treinar para não fazer o touckback, isto é, chutar fraco. Hahaha. É piada, mas seria um ato de protesto.

  6. -8 Gabriel 29/03/2011 14:44

    Paulo, concordo com vc. E tenho uma dúvida sobre o controle anti-doping da liga. Me parece que ele não é mto rigoroso. Se isso for verdade, acho q seria mto mais efetivo aumentar a exigência para evitar o uso de esteróides, que geram jogadores absurdamente fortes, fator que acredito ser mto mais influente nas lesões. Abraço.

  7. -9 Eduardo 29/03/2011 13:39

    Essa mudança é absurda,
    a NFL quer acabar com o futebol americano.

    SE TIVER TEMPORADA ESSE ANO,JA FICO FELIZ

  8. -10 Celio Ferreira 29/03/2011 11:20

    Lamentável sobre todos os aspectos

  9. -11 Augusto Simão 29/03/2011 10:36

    Eu adoro NFL.

    Mas como brincadeira, eu gosto de chama-la de No Fun League.

    Estão acabando com a graça do jogo!

  10. -12 Niltão de Indaiatuba 27/03/2011 21:59

    Estes caras que ficam atrás das mesas e mexem na essência do esporte é revoltante. Deviam ir trabalhar na FIFA, pois lá sim precisa de mudanças. Estes caras deviam se preocupar em garantir a realização da temporada e não ficar mexendo em regras para aparecer na mídia.
    Um abraço.
    GO RAIDERS

  11. -13 Lucas Carvalho 26/03/2011 17:52

    Lembro que no primeiro super bowl que acompanhei no primeiro kickoff ja teve um retorno pra tothdown colts vs bears.Pensei: na primeira jogada de um jogo tão importante o cara já me atravessa o campo inteiro e faz um tothdown.Isso concerteza me ajudou a gostar tanto desse esporte.Acho que a NFL não sabe o quanto é emocionante um um retorno de kickoff para tothdown.

  12. -14 Jonas 26/03/2011 0:07

    Rugby não tem dessas frescuras

  13. -15 Leo Mello 25/03/2011 22:34

    Eh Polvo Paulo, algo que nem vc pôde prever. Esses caras estão de brincadeira né? Acabar assim com o Kickoff, era umas das partes do jogo que mais gostava, oq vai ser do HESTER?!? Como ficará o Punt Return? Tentarão mudar tb? Pq no Punt a “paulada” rola solta tb…acho que até mais forte. Hemelt-Hemelt eu até concordo proibirem, mas o que será da NFL com esta medida trágica?!? Pra mim não vai ter graça, 80% de TouchBack…não tem graça!!!!!

  14. -16 Daniel Aquino 25/03/2011 20:31

    Kra, eu como torcedor dos Bears adoro ver o Devin Hester retornar os TDs
    Odiei essa nova regra

  15. -17 Rubens Monterrubio 25/03/2011 16:32

    Então vamos proibir os carrinhos e disputas no ar devido ao risco de cabeçadas no futebol? Vamos reduzir a velocidade dos F1 a no máximo 45 KM/H? Proibir os saltos na NBA tb, pq na queda alguém pode torcer o tornozelo? Ótimas idéias essas não? Os caras estão conseguindo fazer na NFL o que o Bernie Ecclestone e o genial Hermann Tilke fizeram com a F1, depois ficam desesperados quando o público diminui!!! Um absurdo!!!

  16. -18 Fabio Argentino 25/03/2011 11:10

    Paulo Antunes, assino embaixo da sua indignação com esta regra.
    Tornará o jogo menos violento? Será? E a exposição que os QB’s terão, por ter que levar uma média maior de jardas? Acho que este detalhe foi esquecido!
    []’s

  17. -19 Daniel 24/03/2011 22:33

    Daqui a pouco não pode dar tackle, tem que parar na frente do jogador e levantar os braços e tentar bloquear igual aquela brincadeira de criança que esqueci o nome.

    Brincadeira…

  1. Primeira
  2. 1
  3. 2
  4. Última
  5. ver todos os comentários

Os comentários do texto estão encerrados.